"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados". Mahatma Gandhi.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ele quer tudo que a gente come!


Texto extraído do blog da Núcleo Pet: www.nucleopet.com.br, do meu amigo Jorge Pereira.

Basta reunir a família à mesa para o almoço, jantar ou qualquer outra refeição que logo aparecem nossos amigos de quatro patas para também participar deste momento tão delicioso.

Geralmente estas visitas acontecem por causa da quantidade excessiva de zelo e mimo direcionada aos animais, mas quem consegue contrariá-los?

Os cães, assim como os gatos, sabem muito bem como implorar por uma delícia, alguns animais até desenvolvem técnicas diferenciadas para serem percebidos e ganharem suas tão desejadas guloseimas.

Um gato geralmente começa o processo tocando com as patas de leve no corpo de quem ele sabe que existe uma chance maior de sucesso, mas se ele perceber que a vítima não deu atenção suficiente o jogo se intensifica, e o danadinho começa a usar suas unhas, e a intensidade das investidas vai aumentando, até que ele fica chato o suficiente para conseguir seu tão desejado premio.

O cão tem uma tendência a vocalizar mais, o que começa com um simples sussurro, vai aumentar até um latido, com uma freqüência sonora muito diferente do latido normal e com um som que parece até atravessar nossa cabeça, como um jato.

Para o cão o processo da “manipulação” é um pouco mais elaborado, após conseguir a atenção de sua vítima, mesmo que para repreendê-lo, eis que o danado utiliza sua arma secreta, e como um ator de talento digno de um Oscar, ele solta seu olhar de piedade, faz a carinha de “tô com fome” e por último, se senta, estica a patinha e faz pose de inteligente, mostrado que ele sabe fazer aquilo que você sempre pede pra ele fazer - mas que ele nunca faz.

Pronto. Isso é o suficiente para, mais uma vez, o cãozinho ou o gatinho ganhar sua tão desejada guloseima. Cães e os gatos são peritos em convencer as pessoas a realizarem seus desejos, e geralmente só percebemos que o nosso pet pidão é um problema quando outras pessoas nos alertam sobre o comportamento do animal.

Precisamos ficar atentos às investidas dos nossos amigões, além de não ser uma prática saudável, em muitos casos os animais se tornam muito insistentes, chegando ao ponto de fazer assaltos quando ninguém está olhando.

Para evitar este tipo de comportamento o primeiro passo é você ter consciência que nem todo alimento é indicado para os animais, uma alimentação extra pode levá-lo à obesidade, o ideal é alimentá-lo com uma ração balanceada e de boa qualidade.

Depois de se conscientizar que a prática de oferecer as guloseimas pode ser prejudicial à saúde do seu pet, é importante que limites sejam estabelecidos. Alimente seu animal somente em sua vasilha, mesmo que você queira oferecer uma guloseima, que ela seja oferecida no horário de alimentação do animal e em sua vasilha de alimentação, nunca na hora em que as pessoas estejam comendo.

É de extrema importância que todos na casa tenham a mesma postura, de alimentá-lo somente nas condições pré-estabelecidas. O processo não vai surtir resultado se alguém ceder aos apelos do pidão, todos devem ser firmes, mesmo que ele faça carinhas e expressões. Como você já sabe, os pets são os melhores atores que você vai encontrar.

Seguindo estas dicas você irá conseguir que seu pet entenda que ele só irá ganhar alguma guloseima se tiver um bom comportamento, com isso ele vai acabar deixando de lado todo aquele processo desgastante, e muitas vezes constrangedor.

Não se esqueça de sempre consultar um veterinário para saber o que você pode ou não dar para seu amigão, e saiba que passeio e exercícios são muito mais importantes para vida e saúde do seu pet do que guloseimas.
E não se esqueça nunca: seja firme e não ceda aos olhinhos altamente manipuladores destes corações de pelo.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Comunicação canina - parte 2


Texto extraído do livro Dog Bible.

Linguagem corporal canina

Cabeça

Cabeça erguida: auto-confiança  e interesse no que vê, ouve ou cheira.
Cabeça erguida, pescoço arqueado: confiança, exibindo posição superior em detrimento de outro cão.
Cabeça erguida, inclinada para o lado: interesse ​​e curiosidade.
Cabeça e pescoço horizontal, corpo agachado, ligeiramente inclinado para a frente: pronto para correr em frente, mas esperando o momento certo, pode ser curioso ou agressivo.
Cabeça e pescoço horizontal ou abaixado, abaixo horizontal, o corpo agachado, levemente inclinado, inclinando-se para trás: pronto para escapar, pode agarrar ou morder se encurralado.
Cabeça horizontal ou inferior horizontal, virada para um lado, face voltada para cima: mostrando o desejo de sujeitar-se.
Cabeça horizontal ou inferior horizontal, corpo curvado, cabeça e rabo na mesma direção: acuado, com medo e sentimento de auto-proteção. É provável que agarre ou morda com a aproximação.
Cabeça caída, focinho para baixo ou dobrado em direção ao peito, olhos desviantes, ligeramente inclinado: falta de confiança, mostrando deferência submissa a um indivíduo de nível superior.

Orelhas

Levantadas, aberturas para a frente: forte interesse
Levantadas apenas parcialmente, as aberturas para a frente: interessado, mas ainda não ansioso para abordagem.
Levantadas a meio caminho, aberturas laterais: interessado, mas preocupado.
Abaixadas, aberturas para baixo ou viradas para trás: desejo, preocupação de fugir.
Abaixadas, coladas ao lado da cabeça: alarme ou medo. O cão deseja escapar, mas pode ter medo de se mover, pode agarrar ou morder na aproximação.

Olhos

Olhar vigoroso, intenso, fixo: dominante, pode ser predatório ou agressivo.
Olhar desviante: submisso, pode ester temeroso.
Olhos que se movem na direção e longe de uma pessoa ou animal: medo ou ansiedade.

Postura corporal

Postura escondida, o cão fica perto do chão: submisso, com medo,  podendo ter agressividade por medo.
Pondo-se de pé de maneira rígida, levantando-se nas patas, inclinando-se para frente: confiante, curioso e animado, mas pode ser agressivo ou predatório.
Inclinação de cabeça para baixo, patas dianteiras estendidas, região traseira para cima: brincalhão e amigável, iniciando interação.
De costas, barriga exposta: submisso, pode estar temeroso.

Cauda

Acima da horizontal

Cauda alta, rígida e imóvel ou calma: avaliando situação de perigo, pronto para conflito.
Alta e abanando rigidamente como um metrônomo: exibição de dominância e disposição para o combate.
Alta e abanando de maneira rígida em um arco curto: disposição para interagir de forma amigável com um cão de categoria semelhante, se o outro cão não inicia combate. Possível interesse sexual.
Agitando suavemente em um amplo arco: amigável, interessado e entusiasmado.

Horizontal

Alta e rígida, imóvel, em linha reta: interessado, avaliando a situação e provavelmente vai seguir ou perseguir se o objeto de interesse recua ou foge .
Cauda imóvel: interessado, mas ainda não está pronto para avançar.
Horizontal com a ponta caída: não sabe se recua ou se aproxima-se.

Abaixo da horizontal

Abanando suavemente: amigável, mas falta confiança.
Dobrada e abanando: falta de confiança e posição social, mas não é combativo. Permitirá uma aproximação lenta, mas pode entrar em pânico e fugir, dependendo da velocidade de quem se aproxima.
Dobrado e imóvel: com medo, se afasta quando se aproximam e podem morder se encurralado.
Cauda tensamente dobrada, deitado de lado ou de costas, possivelmente também urinando: mostrando total submissão a um indivíduo com posição social superior.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Resultado da promocão!!!!!


Como prometido, estou aqui hoje para divulgar os ganhadores da promoção Amor Incãodicional!!! As respostas foram muito interessantes, mas confesso que não foi difícil escolher a ganhadora. E então é chegada a hora de anunciar os 2o e 3o lugares.

O que você seria capaz de fazer para demonstrar o amor que você sente pelo seu cão?

3a colocada: Clarissa Pereira!

"Pela minha cadela eu seria capaz de assaltar uma Pet Shop."

2a colocada: Cibele Oliveira!

"Pelo seu cão a minha mãe seria capaz de dar uma gravata no pit bull mais feroz pra proteger seu grande amigo."

(Ei, peraí, essa promoção é válida também pros cachorros dos outros? Nesse caso ela falou do amor que a sua mãe sente, e amor de mãe não se discute, então foi mais que aceita!)

E agora a Canis tem um prazer imenso de anunciar a grande ganhadora desta promoção. E o OssOscar vai para...

Mônia Laura Faria Fernandes!!!!!!!!!!

"Pelos meus lindos seria capaz de atravessar o rio Negro nadando cachorrinho."

Parabéns Mônia, o que você faria pelos seus cães é algo realmente extraordinário. Estarei entrando em contato com você esses dias.

 É realmente fascinante observar a devoção que determinadas pessoas tem pelos seus animais não humanos, e humanos também entre si! Se você tem algum relato de uma grande história de amizade entre animais não humanos e humanos (que você conheça realmente, na sua cidade, uma pessoa mais próxima mesmo, não a história que você leu ou ouviu em algum lugar), ou até mesmo entre um animal não humano e outro, envie pra mim!

A promoção terminou, mas eu gostaria de fazer alguns comentários a respeito dos meus prêmios. A Mônia vai ganhar um guia de truques que ela vai poder realizar com os seus cães, e aí entra uma polêmica bastante presente: mas um cão realizando um truque não é um comportamento natural dele, então é inaceitável! Sim, essa é uma crença ainda muito presente, principalmente pelos adestradores mais antigos, mas os adultos tem modificado muito o mundo nesses últimos tempos, eles vem modificando suas crianças e agora estão modificando os cães, então agora é trabalhar em cima de isso pra resolver esse progresso desordenado, e os truques podem não ser comportamentos naturais, mas atualmente ajudam a reduzir o stress dos cães porque assim eles interagem de uma maneira muito boa com o ser humano e criam vínculos maiores com eles, resgatando assim essa natureza da época que os cães entraram nas nossas vidas e começaram a se aproximar dos humanos para uma interação que tinha benefícios para AMBOS. E eu falo de um afeto SAUDÁVEL, que novamente como naquela época trazia benefícios MÚTUOS!

Vou ficando por aqui, estou devendo o tema: Comunicação Canina parte 2, será muito em breve. TchAU TchAU.

Tayana Briceño.