Kristin Mehus-Roe
Entender o temperamento de um cão ajuda a determinar quanto treinamento ele pode necessitar. Se você não tem tempo, interesse, paciência ou conhecimento para trabalhar com um cão pobremente socializado, sofre de ansiedade de separação, não se dá bem com crianças, é nervoso ou excitado, não é justo para o cão e para você levá-lo pra casa. É melhor que ele seja adotado por alguém que pode colocar um esforço extra no treinamento e que você selecione um cachorro que melhor se enquadra no seu estilo de vida. Para ajudar a determinar o temperamento de um cão, tente as seguintes dicas:
Cheque sua sociabilidade. Se você quer que seu cão seja seu melhor companheiro e uma parte integral da sua família, procure um que ame pessoas. Peça para visitar o cão privativamente em uma área calma. Se ele for um cão bem socializado, ele vai solicitar a sua atenção se aproximando com o rabo abanando e lambendo ou cutucando você. Ele deve inclusive se aproximar de uma criança de uma maneira amigável. Este é um bom sinal de que ele é pelo menos tolerante a crianças.
Cheque a tolerância do cão em relação a afeições físicas. Para determinar quanto de contato um cão pode tolerar, acaricie-o uma dúzia de vezes. Ele se inclina para obter mais carinho ou ele se afasta?
Teste o nível de excitação. Faça barulho e movimentos como saltar por vários segundos. Quão excitado o cão fica? Quanto tempo ele leva para se acalmar novamente? Se ele ficar excitado, pular em você e demorar muito tempo a voltar ao normal, ele provavelmente requer uma pessoa com paciência que possa lhe dar uma atenção extra. Se ele se tornar agressivo, ele requer um lar onde possa receber um treinamento especial. Se ele ficar excitado e brincalhão, mas se acalmar rapidamente, ele pode ser uma excelente escolha para uma família com crianças.
Determine se o cão sofre de ansiedade de separação. Deixe o cão sozinho por alguns minutos. Quando você retornar, observe seu comportamento. Se o animal parecer estressado ou 'fora do ar', pode ser que ele sofra de ansiedade de separação, o que requer um tratamento adicional.
Cheque a resposta do cachorro a novas situações. Leve o cão para uma caminhada curta e observe como ele reage aos sons. Você o vê assustado ou curioso? Ele tenta perseguir coisas ou seres que se movem? Cães medrosos com novas situações frequentemente necessitam socialização, treinamento, e até mesmo medicação para permanecerem calmos. Perseguidores de carros, bicicletas ou outros animais são um perigo para si mesmos e para os outros - eles podem sofrer acidentes no trânsito ou causar danos em outros animais. Estes cão precisam de um treinamento especial, uma cerca segura e uma boa coleira e guia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário