Passo 1: Esteja pronto/a para agir tão logo que você veja alguém se aproximando do seu cão. Conforme a pessoa for se aproximando, diga à pessoa para esperar até que você consiga que o seu cão sente.
Passo 1b: Algumas pessoas podem não compreender que você está pedindo que elas parem. Mesmo que você diga: espera! elas podem permanecer se aproximando até o cachorro pular nelas. Então você vai precisar usar pistas corporais claras pra que elas respondam corretamente. Você pode colocar a sua mãe no universal ‘sinal de parada’, ou você pode andar pra trás. A maioria das pessoas capta a idéia de que se você está se movendo pra longe deles você não quer que eles sigam.
Passo 2: Em seguida , faça com que o cachorro se sente e olhe pra você. Enquanto ele estiver sentado, recompense-o com alguns petiscos - o primeiro por sentar e adicionais por permanecer sentado.
Passo 3: O cão está mais propenso a tentar pular se você demorar muito tempo a levar o petisco à sua altura, enquanto que outra pessoa pode se inclinar para acariciá-lo. Agache-se ao seu nível para que seja fácil para dar o petisco bem no nível da sua cabeça.
Passo 4: Agora, para mantê-lo focado em você e ter uma experiência positiva, mantenha os petiscos bem na frente da sua face e então seu focinho está sempre perto da sua mão.
Dica: Mantenha uma mão segurando a coleira para prevenir pulos e com a outra mantenha os petiscos. Certifique-se de que você está mantendo os petiscos bem perto da face do cão em uma posição que o faça permanecer sentado. O posicionamento do petisco vai determinar onde a sua cabeça vai estar.
Passo 5: Quando você tiver certeza que o cão está focado em você e nos petiscos, diga à pessoa que ela já pode acariciá-lo. Continue dando os petiscos na mesma posição e de maneira constante.
Passo 6: Mantenha os petiscos até que o cão esteja calmo enquanto é acariciado.
Passo 7: Vá reduzindo o fornecimento de petiscos de forma que você puxa sua mão entre os petiscos por poucos segundos.
Passo 8: Apresse-se e dê a ele outro petisco antes que ele levante. Gradualmente aumente o intervalo entre os petiscos, contanto que ele se mantenha calmo. Quando esta saudação se tornar um hábito, você não vai mais necessitar de petiscos e acariciá-lo será a recompensa.
Oie Tayana, as os dois brinquedos são ótimos, vou deixar os dois com a minha gata porque ele é mais "viciada" em ração do que a cadela... Gostei dessa dica sobre como ensinar o cão a se aproximar das pessoas... eu sei que vou precisar de um fardo de petiscos para acalmar a Naisha... =D
ResponderExcluirAh, quando eu tiver uma boa quantidade de material reciclável vou levar aí para você, eu também trabalho na Rio Jutaí...