Muitas pessoas se familiarizam com aquele cão que urina por todo o piso, no proprietário e nos seus convidados, assim que fica excitado, estimulado ou intimidado. Este pode ser um problema frustrante e embaraçoso, mas felizmente é de fácil correção. Filhotes, especialmente os mais tímidos e sensíveis, são os candidatos mais prováveis para a micção submissa, mas não é incomum ver cães adultos com este problema, que é mais comum em fêmeas. Proprietários que são dominantes e rigorosos tendem também a encorajar um relacionamento submisso com seu cão.
Situações comuns em que cães ficam excitados ou com medo, e consequentemente urinam são: Saudações muito afetuosas; quando você chega em casa; convidados entrando na sua casa; brigas entre pessoas; repreensão muito dura; ruídos altos.
Para entender este comportamento você deve entender a linguagem de dominância e submissão. Filhotes mais novos aprendem isso com as mães. Gestos como olhos que desviam, rolamento sobre as costas e micção são usados para expressar submissão. Em situações em que o cão se sente intimidado, a própria resposta aprendida por ele é extrair algum sinal submisso para mostrar à pessoa ou outro cão que reconhece a sua dominância. Micção nesse caso não é intencional ou maldosa.
Para lidar com esse problema, a primeira coisa que se deve fazer é levar seu cão ao veterinário para ver se o problema é físico. Se seu cão não for diagnosticado com nenhum problema físico e estiver saudável, comece a observer que tipos de situações fazem seu cachorro se sentir excitado ou ameaçado. Sabendo isso, você pode fazer um plano de ação que se adapte às necessidades dele. Existem algumas dicas para serem lembradas ao trabalhar seu animal:
1. O mais importante, lembre-se que você está lidando com uma companhia muito sensível que é muito receptiva à forma como você a trata.
2. Repreensão muito dura e punição NÃO funcionam. Elas só vão fazer seu mascote se sentir mais impotente e menos no controle.
3. Sempre o elogie e o encoraje pelo que ele fizer certo. Isso o ajuda a construir auto-confiança e consolida um vínculo de amizade entre você e seu cão.
4. Não gire em volta do cachorro quando o estiver cumprimentando. Esta é uma posição dominante e vai ser interpretada desta maneira. Abaixe-se e deixe o cão se aproximar de você.
5. Limitar a ingestão de água do seu cão pode ajudar a ganhar certo controle. Se você sabe que convidados estão chegando, tire a água por um intervalo de tempo antes da sua chegada. (Você não deve limitar o acesso do seu cão à água por um período prolongado de tempo).
6. Se o seu cão urina de excitação quando você retorna para casa e o cumprimenta ou quando desconhecidos fazem isso, tente ficar calmo ou mesmo ignore-o nos primeiros minutos até ele se acalmar. Diga às outras pessoas para fazerem o mesmo.
7. Se seu animal urinar em resposta a algum barulho alto, repreensão dura, em vez de gritar com ele quando ele fizer algo errado, tente lidar com seu comportamento inapropriado de uma maneira firme e construtiva. Um firme NÃO dado constantemente ao que o cão fizer de errado geralmente é suficiente.
A maioria dos cachorros irá simplesmente superar a micção submissa com um pouco de paciência da sua parte. Tente ajudar o seu cachorro a se sentir mais confiante, o que pode dar muito trabalho se o seu cachorro é tímido. Trabalhe em passos graduais e não espere muito de uma vez. Se este comportamento persistir em seu cão mais velho, as dicas já mencionadas para lidar com a micção submissa são bastante eficazes, com variação positiva observada em apenas algumas semanas, possivelmente mais cedo. E lembre-se, seja paciente, pois os acidentes acontecerão.
Prevenção é o meio mais fácil de lidar com a micção submissa. Se você não está disposto ou hábil a tomar um tempo extra para trabalhar um filhote tímido, selecione o filhote mais confiante, não aquele que fica escondido. Aulas de obediência são um excelente impulsionador da confiança para seu cão. Elas também podem abrir seus olhos para as maneiras que você pode, inconscientemente, reforçar um comportamento negativo, e ensinam a importância de um relacionamento saudável com seu cão.
Canis Consultoria em Comportamento Canino
Telefones: 3236-5409 / 8445-3709
E-mail: comportamentoanimal@live.com
Twitter: @Canis_Manaus