"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados". Mahatma Gandhi.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Corrigindo uma frase que se encontra no segundo parágrafo da primeira apresentação. Seus instintos naturais geralmente vão contra o que consideramos um comportamento apropriado (e não inapropriado, como eu tinha colocado antes).

Respondendo sobre o comportamento dos cães em relação a água. O que acontece é que quando um cão se joga numa piscina ou rio é ELE que tem o controle da situação. Já quando vai tomar banho, NÓS temos o controle, e é por isso que eles atuam de maneira diferente nesse caso e ficam nervosos, agitados, podendo pular e até morder, porque não sabem direito o que vai acontecer exatamente em seguida. O que podemos fazer nesse caso pra deixar o cão um pouco mais tranquilo e sendo mais fácil de ser manipulado é basicamente cansá-lo antes do banho, fazendo uma caminhada com ele, brincando muito, pra gastar a energia dele e assim diminuir a sua agitação. É importante também que a pessoa que estiver dando banho esteja tranquila e não se altere com a situação, mantendo sempre a calma. Outra dica que pode ser muito útil é fazer com que o cão associe o banho a algo bom. Você pode dar alguma comida que ele goste logo depois do banho, um brinquedo, ou fazer alguma atividade que ele goste bastante, porque se você fizer isso sempre, pela repetição ele vai acabar associando o banho ao que você fizer logo depois, e pode passar a gostar da situação.

Na próxima postagem eu explicarei o motivo pelo qual alguns cães urinam ao ver seus donos e o que eles querem dizer com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário