A dica de hoje é o comando COMA, que pode ser ensinado em todas as idades, a partir dos 45 dias. Este comando ajuda o cão a não aceitar comida de estranhos e faz com que a comida não permaneça muito tempo no comedouro, ajudando assim a evitar a proliferação de fungos, bactérias e insetos nos alimentos.
1. Na hora de alimentar seu cão, chame-o com alegria e bata suavemente o comedouro no chão, tornando este ato festivo. Estipule um código sonoro (quantidade e forma das batidas). O som do comedouro de alumínio é audível a maior distância.
2. Quando o cão chegar, ponha a guia nele e prenda-o em algum lugar, para não atrapalhar o próximo passo.
3. Coloque 1/4 da comida no comedouro, de preferência um comedouro com um suporte a 15 cm do chão, pro cão se acostumar a não pegar alimentos do chão.
4. Conduza o cão até o alimento. Antes dele dar a primeira abocanhada, diga COMA. Incentive-o com pequenos tapas nas costas. Se o alimento cair e o cão for pegá-lo, diga NÃO, de maneira firme e consistente.
5. Ao terminar, prenda-o novamente.
Repita os passos 3 a 5, até o alimento acabar. O cão aprende o comando em 5 a 10 semanas, até não precisar mais do uso da guia.
Ainda falando em comida canina, aí vai uma receitinha de um petisco caseiro, uma das receitas mais simples que eu já vi.
Delícia de queijo
1 ¾ xícara de queijo cheddar ralado, ou queijo prato;
125 g de margarina;
1 ½ xícaras de farinha de trigo.
Faça um creme à temperatura ambiente com a margarina e o queijo, adicionando em seguida a farinha. Separe a massa em duas partes e molde cada parte no formato de um cilindro de uns 6 cm de diâmetro. Guarde pedaços em um refrigerador por um par de horas. Retire-os de lá e fatie-os (com mais ou menos 1 cm de espessura). Coloque as fatias em uma assadeira untada e asse em um forno pré-aquecido a uns 190º C, até que eles fiquem ligeiramente amarronzados. Rendimento médio: 36 fatias.
Canis Consultoria em Comportamento Canino
Telefones: (92) 3236-5409 / 8445-3709
E-mail: comportamentoanimal@live.com
Twitter: @Canis_Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário