"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados". Mahatma Gandhi.

domingo, 10 de abril de 2011

Projeto: Mordida, nem de brincadeira!

Olá a todos. Hoje vou comentar um assunto de extrema importância. Muitos casos de abandono de cães decorrem do fato do proprietário não saber como lidar com o cão e este acaba tornando-se agressivo com todos da casa, sejam infantes ou adultos. Essa agressividade pode gerar comportamentos destrutivos como mordidas, causando dano físico (pela dor e consequente ferida) e psicológico (possíveis traumas que as crianças possam adquirir de cachorros, fazendo com que demorem mais a voltar a ter um convívio bom com eles, ou até mesmo com que este trauma perdure para sempre).

Além disto, há o dano físico e psicológico também para os cães, que podem ser agredidos ou até mortos (dependendo da intensidade da mordida e da educação do proprietário), e sofrem (SIM) com o abandono, ainda mais se estiverem convivendo há muito tempo com a família e forem levados a um lugar que, além de estranho, tenha condições desfavoráveis a uma vida plenamente saudável.

Pensando nisto, a Canis resolveu criar o Projeto: Mordida, nem de brincadeira! É uma proposta voltada para o público infantil, podendo claro ter a participação dos pais ou familiares responsáveis, em que serão ministradas palestras para que seja passado o conhecimento necessário para que sejam evitadas as mordidas nos nossos pequenos tesouros. Conhecimentos em comportamento e comunicação canina serão ministrados de maneira lúdica e simples, de fácil compreensão.

Mais de 50% das vítimas fatais de mordidas são crianças. Ajudem-me a divulgar esta idéia. Por enquanto tenho uma palestra agendada para o dia 14/05, no valor de R$ 30,00 por inscrição (criança sozinha ou com os responsáveis), mas a idéia é também chegar até as pessoas de baixa renda. Também treino colegas veterinários ou simplesmente pessoas interessadas que queiram adotar o projeto e prosseguir com a corrente.

Tayana Briceño.
(92) 3236-5409/8445-3709
comportamentoanimal@live.com
Twitter: @Canis_Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário