"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados". Mahatma Gandhi.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mentiras sobre cães.


Hoje dia primeiro de abril é o dia da mentira, então nada melhor do que contar mentiras que ouvimos ou lemos (principalmente na internet) sobre cães.

Mentira: “Dobermans foram criados pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial” 

Verdade: Proveniente da Alemanha, estes cães foram desenvolvidos por Louis Doberman, no estado de Thüringen, nos finais do séc. XIX. O seu criador era um cobrador de impostos e, talvez por esse motivo, quisesse um cão feroz, ágil e bravo que o ajudasse na sua ingrata tarefa e o protegesse dos ladrões. Sabe-se que o Louis Dobermann utilizou diferentes raças para edificar a estirpe que havia idealizado. Todavia, não existem registos dos cruzamentos que efetuou, pelo que hoje, a ascendência dos Dobermans é incerta, restando-nos apenas várias sugestões de autores. Alguns consideram que nele está presente a agressividade do Pinscher Alemão, a resistência do Rottweiler e alguns aspectos da sua aparência do Manchester Terrier. Outros, porém, enunciam o Pastor de Beauceron, que é um cão fisicamente robusto e muito observador. Por fim, existe a teoria que Louis cruzou os chamados “cães carniceiros” (cães do tipo primitivo) com um cão pastor preto com manchas castanhas que existia em Thüringen.

Mentira: Cães de grande porte são os mais agressivos.
Verdade: É muito mais fácil você ser mordido por um pinscher do que por um pit bull, o que acontece é que a força da mordida e repercussão de um ataque de pit bull são bem maiores do que as de um ataque de um cão pequeno.

Mentira: Cão que ladra não morde. 

Verdade: Um cão que late tem menos chances de morder, pois a pessoa se afasta com o latido, mas isso não significa que não possa morder.

Agora o que é verdade falando de agressividade canina é que a agressividade pode sim ser hereditária. E uma cruza de um cão agressivo com uma cadela medrosa gera um filhote que tem grandes probabilidades de se tornar agressivo por medo.

@Canis_Manaus
comportamentoanimal@live.com
3236-5409/8445-3709

Tayana Briceño.


Nenhum comentário:

Postar um comentário